quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cupcakes veganos

Tenho uma amiga Juliana, ela é "Vegan"; são pessoas que não se alimentam de nada de origem animal, e prometi à ela que ia pesquisar sobre cupcakes veganos e encontrei; estou testando, depois coloco fotos, por hora apreciem esta foto que encontrei na internet.


Olha só a receita, bem interessante:-

1 xícara de leite de soja, sem sabor
1 colher (sobremesa) de vinagre de maçã
¾ xícara de açúcar
1/3 xícara de óleo de canola
1 colher (sobremesa) de extrato de vanila
½ colher (sobremesa) de extrato de amêndoas (pode-se substituir por extrato de vanila ou outro extrato de sua preferência)
1 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara chocolate em pó vegano
½ xícara de amêndoas, trituradas, opcional
¾ colher (sobremesa) bicarbonato de sódio
½ colher (sobremesa) fermento em pó Royal
¼ colher (sobremesa) de sal

Aquecer o forno, 160C.

Em um tigela média misturar bem o leite de soja e o vinagre, e deixar descançar por 5 minutos para o leite coagular. Adicionar açucar, óleo de canola, extrato de vanila, extrato de amêndoas e bater com uma batedeira até ficar espumado.

Em uma tigela separada misturar farinha, chocolate em pó, bicarbonato de sódio, fermento Royal e sal. Bem devagar, adicionar os ingredientes secos ao leite de soja, ao mesmo tempo batendo com a batedeira para incorporar bem. Continue batendo até obter uma mistura homogênea.

Colocar a mistura nas formas de assar, mas não encher até o topo. Encher as formas mais ou menos até ¾ de altura. Assar de 18 a 20 minutos. Fazer o teste do palito para ter certeza que está no ponto. Retirar do forno, retirar das formas de assar e deixar esfriar completamente.

Cobertura de Musse de Chocolate

400 gramas de tofu firme, deixar escorrer bem para eliminar qualquer líquido excessivo.
¼ xícara de leite de soja, sem sabor
2 colheres (sopa) de néctar de agáve, pode ser qualquer adoçante natural que substitua o mel
1 colher (sobremesa) de extrato de vanila
1 ½ xícara de chocolate vegano, cortado em pedaços pequenos

Esmague um pouco o tofu com um garfo e coloque no liquidificador. Adicione leite de soja, agave, vanila e bater até ficar bem cremoso.

Derreter o chocolate em banho maria, mexendo frequentemente com uma espátula ou colher de pau. Quando ochocolate estiver derretido, retirar do fogo e deixar repousar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Misturar o chocolate ao tofu no liquidificador e bater até ficar bem misturado. Se a mistura ficar muito grossa (o que é bom), desligar o liquidificador, raspar as paredes do mesmo com a espátula e bater mais um pouco. Colocar no refrigerador no mínimo por 1 hora.

Decorar os cupcakes a gosto.

Nota: Essa receita foi retirada do livro Vegan Cupcakes Take Over the World, um dos meus livros favoritos. Eu resolvi adicionar as amêndoas trituradas por uma questão de gosto pessoal.

rendimento 12 cupcakes.

Fonte:- http://tropicovegano.blogspot.com/2009/02/cupcake-de-chocolate-com-extrato-de.html

Um comentário:

Lia Fernandes disse...

Selma,
Bem interessante a receita, depois quero ver as fotos! Mil beijos