sexta-feira, 6 de junho de 2014

Cupcakes chiquérrimos Creme Brullé


Claro sempre falo o que é bom tem que ser compartilhado, essa receita de cupcake brullé não é minha mas é divina, façam e depois me fala !!!



Cupcake de Crème Brûlée! 

Ingredientes:
1 1/2 pedaços de manteiga sem sal
1 1/2 xícara de açúcar granulado
3 ovos
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
2 colheres de chá de baunilha
2 3/4 xícara de farinha
1 1/3 xícara de leite

Ingredientes crème brûlée:
500 ml de creme de leite fresco 
100 gr de açúcar 
8 unidade(s) de gema de ovo peneirada(s) 
quanto baste de essência de baunilha

Modo de preparo:
Primeiro, é preciso assar os cupcakes. Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Bata a manteiga e o açúcar até misturar bem. Junte os ovos, um de cada vez, e, em seguida, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó, a baunilha e o sal. Desligue a batedeira e raspe as laterais, para garantir que tudo seja bem misturado. Com a batedeira em velocidade baixa, acrescente a farinha e o leite, alternando entre os dois ingredientes, colocando cerca de meia xícara de cada vez. Bata até a mistura ficar lisa.
Despeje o conteúdo em forminhas próprias para cupcake. Asse por cerca de 22-25 minutos, até que o bolo comece a dourar. Deixe os cupcakes esfriando por pelo menos 10 minutos.

Modo de preparo do crème brûlée:
Em um recipiente coloque metade do açúcar e as gemas peneiradas. Misture. 
Em uma panela coloque o creme de leite e o restante do açúcar. Leve para ferver.
Depois que ferver, misture devagar o creme de leite fervido junto com as gemas. Vá temperando as gemas aos poucos. Para não cozinhar as gemas. Por último junte a baunilha.
Coloque o creme em potinhos e leve ao banho-maria a 100ºC por aproximadamente 40 minutos. O ponto certo do cozimento é quando balançar o potinho e o creme não se mexer, ele deve ficar bem firme. Deixe esfriar durante 1 hora na geladeira. Na hora de servir polvilhe açúcar e queime com um maçarico.

Receita repaginada da Martha Stewart
 


6 comentários:

Unknown disse...

Selminha, a quantidade de manteiga seria 1 tablete (daqueles de 200 gr) mais meio? Obrigada!

Anônimo disse...

Oi Selminha, muito lindos seus cupcakes. Gostaria de fazer uns cursos com vc, pena que moro no interior da Bahia e o trabalho não permite. Selminha, assim como a Belisa tambėm fiquei com dúvia quanto a quantidade de manteiga.bjos!
Gilma

Cezar Santos disse...

Selminha,fiquei na dúvida da quantidade de manteiga??
Cezar Santos - RJ

Anônimo disse...

ola selminha.. interessante a receita mas nao entendi a parte do brulee. ele assa separado da massa e depois pomos dentro da cavidade e macaricamos?
obrigada pela atencao.. isabella

Unknown disse...

Gostaria de entender essa quantidade de manteiga.

Unknown disse...

A receita do creme parece algo a parte,e não como recheio para os Cup cake. Está sem explicação exata. É como se estivesse colado a receita aí e pronto. Faltou um pouco de atenção,detalhes sobre como montar no Cup cake,se assa separado e depois coloca nos Cup cake ou não. E que potinhos são esses?